O que é Biscuit

O que é Biscuit

Planeta Biscuit em Fortaleza

Porcelana fria ou Biscuit é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem já que é seca em contato com o ar.

A Porcelana fria é uma massa de fácil modelagem, aceitando tingimento e pintura com vários tipos de tintas e corantes.

Usado para moldar os mais diversos tipos de peças a porcelana fria, conhecida por biscuit tem se popularizado cada vez mais em função de sua facilidade de trabalho, durabilidade e principalmente beleza

O termo biscuit tem sua origem na lingua francesa e seu significado é biscoito e também porcelana fria ou porcelana branca. A composição da massa é amido de milho, conservantes(limão ou vinagre), cola branca e vaselina e pode ser preparada de forma caseira ou ainda comprada pronta em lojas especializadas do ramo. Noivinhos em Biscuit

A porcelana fria ganhou muitos adeptos na América Latina, onde chegou através da Argentina, onde conta hoje com um grande número de artesões e artistas que utilizam a técnica. Da Argentina se expandindo para o Chile, Bolívia e Peru.

No Brasil, o biscuit tornou-se conhecido nos anos 80 através da artesã Anna Modugno, que buscava alternativas de massas com menor custo, maior durabilidade e qualidade para seus trabalhos. Foi também, nessa época que o nome biscuit se popularizou no Brasil, através da nova abordagem que Anna Modugno trouxe, desenvolvendo um trabalho de aprimoramento e refinamento da técnica criando uma linha de produtos e ferramentas para usos especificos da massa de biscuit.

Hoje a aplicação e o usa da massa de biscuit pelos artesões são infinitas, variando desde noivinhos de biscuit a elaborados bolos cenográficos, os conhecidos ‘bolos falso’ de casamentos e festas de 15 anos, onde o limite é a criatividade e inspiração dos artistas.

Modelagem

O que é Biscuit
Foto: Planeta Biscuit

A massa de Porcelana fria é versátil e pode ser utilizada para uma infinidade de projetos. Pode-se aplicar a massa natural ou tingida, criando efeitos diferenciados de acabamentos.

Para as peças modeladas após o tingimento, será necessário preparar todas as quantidades necessárias para o projeto em cada uma das cores escolhidas, isso porque será muito difícil conseguir o mesmo tom em outro lote de massas a tingir.

Também pode ser realizada a modelagem com a massa natural (sem corante ou apenas com branqueador de massa) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Alguns destes pigmentos podem também ser utilizados para tingir a massa.

A secagem da peça é feita deixando em local arejado e escorada caso exista necessidade, sobre uma superfície porosa como uma espuma ou tecido. Note que a peça encolhe cerca de 30% em suas dimensões por conta da evaporação da água, comum no processo de secagem.

Se sua peça tiver colagens, como por exemplo braços de um boneco, ou partes, faça isso com a própria cola branca, até mesmo depois de seca, e também você pode usar palitos de dente, escondidos, para fixar partes, como uma cabeça ao corpo por exemplo.

Também é válido lembrar que, a massa sempre diminui de tamanho após a secagem, por isso ao fazer suas peças lembre-se disso, se no seu trabalho você for fazer peças de diferentes etapas, deverá tomar cuidado para o acabamento não ficar desigual.

Tingimento

O que é Biscuit

Por ser atóxica (na maioria das composições) a tinta de tecido é bastante utilizada na coloração da massa de Porcelana fria. Outras opções são os corantes em gel ou pó específicos para esse tipo de artesanato que podem ser encontrados em casas do ramo. As tintas à base de óleo não são indicadas por conta do manuseio da massa e da possibilidade de alergias em contato com a pele. Caso utilize esse tipo de corante use luvas para tingir e também ao modelar com a massa.

Para tingir, mistura-se a tinta diretamente à massa fresca, vá apertando e misturando com as mãos até a massa ficar com a cor totalmente homogênea, pois se não for bem misturada, podem ocorrer manchas nas peças depois de secas.

A pintura também pode ser feita depois das peças secas, e o pigmento recomendado é a tinta látex. O excesso no uso da tinta (grossas camadas de pintura ou diluição excessiva da tinta) pode causar rachaduras na peça. Caso isso ocorra, lave a peça imediatamente em água corrente removendo toda a camada de tinta e seque com um jato de calor (secador de cabelos). Deve-se esperar que as peças sequem totalmente antes de pintá-las, pois a tinta pode impedir o processo de secagem e causar danos ao acabamento.

Sua pintura deve ser suave e delicada, com pinceladas pequenas, com pouca tinta, para que o seu trabalho na porcelana fria não se borre com o excesso de tinta no pincel.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biscuit

Artesanato em Biscuit em Fortaleza, só no Planeta Biscuit, Clique aqui e solicite seu orçamento.

clique aqui e confira nosso instagram.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram